quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Inês Sanches

AGUISSILGO




Era uma vez um aguissilgo com que todas as aves gozavam pela sua forma estranha.
O aguissilgo era um passarinho pequenino como um pintassilgo, mas com um bico enorme, como o de uma águia.
O que as outras aves não sabiam era da bonita história de amor dos seus pais: a Dona Águia e o Senhor Pintassilgo.
Estes conheceram-se quando ainda eram crianças e andavam na escola de passarinhos. Toda a gente na escola achava estranha aquela amizade entre uma ave tão robusta como a Águia e uma ave tão pequenina como o Pintassilgo.
O que é certo é que eles só tinham olhos um para o outro e nem conseguiam sequer imaginar casar-se com aves da sua espécie. O Senhor Pintassilgo pediu a Dona Águia em casamento. O assunto foi levado ao Conselho das Aves, porque nunca tal se tinha visto: um Pintassilgo casado com uma Águia…
Mas mais uma vez eles ultrapassaram todas as adversidades e casaram mesmo.
Do seu casamento resultaram três lindos ovos. Quando o primeiro estalou, saiu lá de dentro uma pequenina Águia. Do segundo, um bonito Pintassilgo. E do terceiro, que foi o que demorou mais tempo, saiu uma coisa feia com um corpo de Pintassilgo e um bico de Águia.
A Dona Águia e o Senhor Pintassilgo olharam um para o outro enternecidos e sorriram. Apesar de amarem os três filhos da mesma maneira, aquela coisinha feia, a quem deram o nome de Aguissilgo, ía ser sempre especial para eles, porque era a prova viva do seu amor.



PULBELHA



A pulbelha é uma pulga e uma abelha unidas como por magia.
A pulbelha é pequena, às riscas castanhas e amarelas, com um ferrão que, em vez de doer quando pica, faz borbulhas pequeninas.
A pulbelha, apesar de ser um bicho simpático, quando nos pica causa-nos algum transtorno, porque nos dá muita comichão e muitas alergias. E como é um insecto criado em laboratório, ainda não foi criado um antídoto que combata os malefícios das suas picadas. Aliás, esse é um dos grandes problemas da Humanidade: em primeiro lugar criam os vírus em laboratório e só depois, quando esses vírus caem nas mãos erradas e dão origem a grandes pandemias, é que se preocupam em criar os antivírus.

Sem comentários:

Enviar um comentário